COMO TIRAR MANCHAS DE TECIDOS

Dicas para ajudar a lidar com as 'manchas do ofício'

Atenção!


1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver a reação do tecido: se ele tende a manchar, desbotar, etc.
2. Não se esqueça de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada das manchas.

Manchas sólidas:

1. Com uma faca cega ou uma espátula remova o excesso.
2. Passe uma escova bem macia para soltar o pó.
3. Retire o pó com um aspirador de pó.
4. Passe um pano limpo embebido em álcool ou em uma mistura de água e sabão neutro.
5. Quem usar a mistura de água e sabão neutro deverá removê-la completamente com um pouco de água e secar com um pano limpo e seco.

Manchas líquidas em geral:

1. Para mancha aquosa use uma solução fraca de amoníaco ou detergente e água. Remova-a completamente com um pano úmido e limpo e passe depois um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.
2. Para manchas oleosas use detergente concentrado de cozinha. Espere alguns minutos. Com um pano retire o excesso. Passe um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.

As manchas mais comuns são:

1. Manchas de desodorante: Assim que perceber o problema, lave a peça imediatamente. Se a mancha persistir, umedeça-a com uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixe agir por 30 minutos, enxaguando em seguida.

Existem no mercado alguns produtos específicos para remover esse tipo de mancha (Ex.: Vanish, produto ótimo para retirar todo tipo de mancha, inclusive as de suor). Por precaução, troque a marca do seu desodorante.

2. Café: Passe uma pedra de gelo sobre a mancha, com um pano limpo e seco por baixo.

3. Cola Branca: Água quente ou fria num pano ou algodão é suficiente. Faça isso bem devagar.

4. Esmalte: Retire com pano ou algodão embebido em acetona e um pano limpo e seco por baixo.

5. Sangue: Remova com uma solução de água oxigenada (20 volumes) e água potável, sendo uma porção de água oxigenada para cada nove porções de água.


6. Tinta de caneta: Retire com um pano ou algodão embebido em álcool.


7. Vinho, frutas e café: Use Bórax.


8. Vinho tinto: Para retirar manchas de tecidos, coloque a peça manchada em uma vasilha com leite, ferva e deixe de molho até a mancha sumir.

9. Gordura: Para retirar manchas de tecidos de seda, esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).

10. Gordura: Aplique talco sobre a mancha e escove após 12 horas. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, use sal fino.

11. Batom: Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com um algodão embebido em tetra cloreto de carbono.

12. Suor e xixi de animais de estimação: Para remover estas manchas, além de ajudar a combater os fortes odores, deixe a peça de molho em água morna com vinagre branco.


Alimentos com corantes x Pasta de dente:
Os alimentos que levam na sua composição corantes artificiais deixam manchas difíceis de sair. Para que isso não aconteça, passe um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxágüe com água fria.

Batom x Álcool:
Para remover manchas de batom, é só esfregar um pouco de álcool de farmácia sobre o tecido.

Batom ou Tinta x Laquê para cabelos:
Para remover manchas de batom ou tinta, de suas roupas, aplique um pouco de laquê para cabelos no tecido, antes de lavar.

Café x Água quente:
Quando derramar café, estenda a parte atingida sobre uma tigela e despeje água fervente até a sujeira desaparecer.

Cal x Vinagre ou Limão:
Para retirar manchas de cal de roupas brancas, basta lavar com água e sabão. Em tecidos de cor, aplique um pouco de vinagre ou suco de limão e lave com bastante água.

Caneta x Laquê:
Para tirar manchas de canetas esferográficas, passe bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro.

Caneta x Leite Azedo:
Manchas causadas como caneta esferográfica podem ser retiradas esfregando a área afetada com leite azedo, ou com uma mistura de leite e vinagre.

Chocolate x Glicerina:
Manchas de chocolate nos tecidos de lã desaparecem se esfregadas com algodão embebido em glicerina. Com outro algodão umedecido em água morna, retira-se a glicerina.

Ferro de passar x Água fria:
Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro, mergulhe a roupa imediatamente em água fria e deixe de molho durante 24 horas.

Ferro de passar x Água Oxigenada:
Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro de passar roupa, basta passar água oxigenada sobre a parte afetada e em seguida lave apenas com água.

Ferrugem x Leite Azedo:
Se alguma roupa branca ficar manchada por ferrugem, esfregue no local um pouco de leite azedo.

Ferrugem x Limão e Bicarbonato:
Se você achar dificuldades em tirar manchas de ferrugem dos tecidos, passe uma mistura de limão e bicarbonato.

Ferrugem x Limão com Sal:
Manchas de ferrugem saem se você embeber o tecido com suco de limão, cobrir com uma camada de sal e deixar ao sol por uns 20 minutos. Repita a operação se a mancha não sair totalmente.

Gordura x Papel e Ferro de passar:
Se algum tecido ficou manchado de gordura, coloque um papel impermeável embaixo da mancha e depois passe por cima o ferro bem quente. O papel absorverá a gordura, fazendo a mancha sumir.

Gordura x Éter ou Benzina:
O melhor método para tirar mancha de gordura de um tecido de seda é usar éter ou benzina. Assim, evita-se que a mancha se alastre.

Iodo x Álcool ou Leite:
Para manchas de iodo, aplique álcool ou passe um pano embebido em leite. Em seguida lave com água fria e sabão.

Mancha x Água fria:
Quando um líquido cai em sua roupa, não use água morna para retirá-lo, pois isto firma a mancha, enquanto a água fria geralmente a retira.

Mancha x limão:
As manchas de roupas desaparecem, se você deixar de molho durante toda a noite, em água misturada com o suco de três ou quatro limões.

Mofo x Limão e Sal:
Para mofo, coloque a roupa ao sol e escove bem. Se não sair, prepare uma pasta com suco de limão e sal e leve ao sol. Lave depois com água e sabão e somente use essa pasta se o tecido for de cor firme.

Óleo x Limão e Fubá:
Manchas de óleo em tecidos saem completamente, se você esfregar uma mistura pastosa de fubá com suco de limão sobre a área afetada.

Roupa x Sal:
Antes de usar qualquer produto para tirar manchas dos tecidos, passe sobre o local um pouco de sal de cozinha úmido. Isto vai fazer com que a mancha saia com maior facilidade.

Sangue x Água fria:
Se a roupa for manchada com sangue, mergulhe-a o mais rápido possível em água fria. Quando a mancha começar a desbotar na água, esfregue-a muito bem com água quente e sabão neutro.

Suor x Sal:
Você elimina manchas de suor de roupas laváveis, deixando-as de molho numa solução forte de água salgada.

Suor x Álcool e Amoníaco:
Você elimina manchas de suor de roupas, esfregando-as com uma solução igual de álcool e amoníaco.

 

 

 

 

 

 

 


y>